Linhas de Pesquisa do Professor Dmontier
A área de logística no Brasil continua em expansão, as empresas continuamente buscam por reduzir seus custos a fim de alcançar maiores lucros. Nos últimos anos têm surgido oferecendo serviços de roteirização de veículos, comercializando esses na forma de SaaS, e isso tem permitido que muitas empresas (transportadoras, distribuidoras, prestadores de serviço logísticos, etc) pudessem realizar a otimização das rotas de maneira ágil, barata e eficaz. Contudo, um grande desafio ainda persiste, a reação rápida a eventos que são observados após o início da execução da rota planejada. Isto requer técnicas novas, que precisam lidar com informações que podem chegar a qualquer momento durante a realização da rota pelos veículos.
Assim, há uma ampla oportunidade de inovação no estudo de algoritmos que levem em conta restrições cada vez mais próximos da realidade operacional das empresas. Isto permitirá que os resultados dos algoritmos possam ser utilizados e revisados de maneira cada vez mais autônoma.
Outra oportunidade é a integração entre roteirização e a produção, tornando mais transparente o gerenciamento da cadeia de suprimentos. Estas podem ser vistas como sistemas complexos onde estão envolvidos diferentes aspectos dinâmicos, estocásticos e incertos; tais características tornam a simulação, em especial a simulação baseada em agentes, uma das mais efetivas ferramentas para modelar as cadeias de suprimentos [11]. Entretanto, a maior parte das abordagens baseadas em agentes observadas na literatura não consideram tais aspectos [21],especialmente aqueles presentes em ambientes operacionais de transporte de cargas.
Exemplos de pesquisas a serem realizadas nessas áreas são:
- Roteirização dinâmica de veículos
- Otimização da produção
- Algoritmos exatos, heurísticos e meta-heurísticos de roteirização