gov.br

Laboratório de Tecnologias Inovadoras

Conheça o Laboratório de Tecnologias Inovadoras

Por que o LTI?

Na atualidade, inovação é uma das maiores ação a ser realizada por qualquer indústria a fim de manter a competitividade em um mercado que é alvo de uma grande mudança, a indústria 4.0 [12]. Para que a inovação seja fomentada é necessária a criação de um ambiente propício ao seu desenvolvimento, requerendo diversas habilidades e capacidades distintas.

No Brasil, o ambiente requerido para inovação nem sempre é desenvolvido, o que leva o país a ocupar apenas a 66ª posição no índice mundial de inovação [17]. Para aprofundar o diagnóstico sobre o Brasil, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) produziu um índice que avalia o ambiente para inovação (Capacidades) e a inovação produzida (Resultados) [4]. A Figura 1 mostra um diagnóstico usando o índice FIEC de inovação realizado em 2018 no estado do Ceará, onde podem ser observadas as posições desfavoráveis em todas as categorias avaliadas.

No Brasil, e mais especialmente no Ceará, não há a cultura de se usar o conhecimento acadêmico no empreendimento de negócios de alto valor adicionado. O Laboratório de Tecnologias Inovadoras (LTI) se propõe a construir um espaço inovador, onde empresas e professores possam realizar projetos de diferentes naturezas, com a finalidade de gerar novos negócios e de tornar mais competitivos negócios já existentes, em especial os da região do Vale do Jaguaribe.

Imagem com dados dos diagnóstico de inovação no estado do Ceará

Quem somos?

A Universidade Federal do Ceará no campus Russas planeja se consolidar na sociedade como uma instituição provedora de soluções tecnológicas. Neste sentido, este laboratório apoiará a realização de pesquisas que estão em andamento e a prospecção de novos parceiros, além da identificação de oportunidades que irrompem tanto no âmbito estatual quanto federal, entende que é relevante que estas oportunidades sejam exploradas não individualmente, mas coletivamente. Assim, almeja-se que, com a força da instituição que é a UFC, e com a impessoalidade necessária de um laboratório, tem-se uma abordagem profissional para se relacionar com a sociedade de maneira eficiente e duradoura. Para a composição inicial do time de pesquisadores basilar desse laboratório, contou-se com a experiência interdisciplinar de professores das áreas:

Estes professores já têm atuado juntos em diferentes projetos, mas em projetos individuais, hospedados em laboratórios já existentes, mas que não têm o foco na inovação, no desenvolvimento de produtos, patentes e softwares.
A falta de um espaço para hospedar os equipamentos adquiridos e os alunos engajados dispersa os recursos, tanto físicos quanto humanos, comprometendo a qualidade e a continuidade do trabalho que está sendo realizado. É preciso ter um ambiente propício, onde professores e alunos possam compartilhar experiências, e o ambiente de inovação e empreendedorismo que possa motivá-los, a exemplo do que acontece em outros grupos de pesquisa.

Assim, o LTI foi estabelecido no campus da UFC em Russas, numa sala no térreo da Unidade Didática 2.