Conheça o Laboratório de Tecnologias Inovadoras
Por que o LTI?
Na atualidade, inovação é uma das maiores ação a ser realizada por qualquer indústria a fim de manter a competitividade em um mercado que é alvo de uma grande mudança, a indústria 4.0 [12]. Para que a inovação seja fomentada é necessária a criação de um ambiente propício ao seu desenvolvimento, requerendo diversas habilidades e capacidades distintas.
No Brasil, o ambiente requerido para inovação nem sempre é desenvolvido, o que leva o país a ocupar apenas a 66ª posição no índice mundial de inovação [17]. Para aprofundar o diagnóstico sobre o Brasil, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) produziu um índice que avalia o ambiente para inovação (Capacidades) e a inovação produzida (Resultados) [4]. A Figura 1 mostra um diagnóstico usando o índice FIEC de inovação realizado em 2018 no estado do Ceará, onde podem ser observadas as posições desfavoráveis em todas as categorias avaliadas.
No Brasil, e mais especialmente no Ceará, não há a cultura de se usar o conhecimento acadêmico no empreendimento de negócios de alto valor adicionado. O Laboratório de Tecnologias Inovadoras (LTI) se propõe a construir um espaço inovador, onde empresas e professores possam realizar projetos de diferentes naturezas, com a finalidade de gerar novos negócios e de tornar mais competitivos negócios já existentes, em especial os da região do Vale do Jaguaribe.
Quem somos?
A Universidade Federal do Ceará no campus Russas planeja se consolidar na sociedade como uma instituição provedora de soluções tecnológicas. Neste sentido, este laboratório apoiará a realização de pesquisas que estão em andamento e a prospecção de novos parceiros, além da identificação de oportunidades que irrompem tanto no âmbito estatual quanto federal, entende que é relevante que estas oportunidades sejam exploradas não individualmente, mas coletivamente. Assim, almeja-se que, com a força da instituição que é a UFC, e com a impessoalidade necessária de um laboratório, tem-se uma abordagem profissional para se relacionar com a sociedade de maneira eficiente e duradoura. Para a composição inicial do time de pesquisadores basilar desse laboratório, contou-se com a experiência interdisciplinar de professores das áreas:
- Inteligência artificial e otimização, Prof. Dr. Alexandre Matos Arruda;
- Redes e arquitetura de sistemas, Prof. Ms. Filipe Maciel Roberto;
- Engenharia de produção, Prof. Dr. Dmontier Pinheiro Aragão Jr;
- Estatística, Profa. Dra. Rosineide Fernando da Paz;
- Engenharia de Software, Profa. Dra. Anna Beatriz dos Santos Marques
- Engenharia de Software, Profa. Dra. Patrícia Freitas Campos de Vasconcelos
Estes professores já têm atuado juntos em diferentes projetos, mas em projetos individuais, hospedados em laboratórios já existentes, mas que não têm o foco na inovação, no desenvolvimento de produtos, patentes e softwares.
A falta de um espaço para hospedar os equipamentos adquiridos e os alunos engajados dispersa os recursos, tanto físicos quanto humanos, comprometendo a qualidade e a continuidade do trabalho que está sendo realizado. É preciso ter um ambiente propício, onde professores e alunos possam compartilhar experiências, e o ambiente de inovação e empreendedorismo que possa motivá-los, a exemplo do que acontece em outros grupos de pesquisa.
Assim, o LTI foi estabelecido no campus da UFC em Russas, numa sala no térreo da Unidade Didática 2.