Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Tecnologias Inovadoras

Área do conteúdo

Linhas de Pesquisa do Professor Alexandre

A área de Inteligência Artificial (IA) começou a ser desenvolvida logo após o término da Segunda Guerra Mundial, com o artigo “Computing Machinery and Intelligence” do matemático inglês Alan Turing [20]. O termo “Inteligência Artificial” foi cunhado por John McCarthy [13].

Um dos principais objetivos da Inteligência Artificial é a criação de sistemas que, de acordo com Russell e Norvig [18], possam:

  • Agir como ser humano
  • Pensar como ser humano
  • Agir racionalmente
  • Pensar Racionalmente

Os objetivos 1 e 2 tratam da busca por simular o comportamento e a forma de pensar do ser humano. Dentre as subáreas da inteligência artificial que se enquadram nesses itens temos a Robótica, que envolve a construção de robôs que atuem de forma semelhante ao comportamento humano; o Processamento de Linguagem Natural (PLN), que o foco é a construção de programas que possam processar, entender e responder a um diálogo em linguagem natural; e o Diagnóstico, onde um sistema pode fornecer diagnósticos específicos a partir da experiência fornecido por especialista na área em questão; e outros. Cada uma dessas áreas se ramificam em diversas outras.

Os objetivos 3 e 4 não estão focados em atividades e comportamentos humanos, mas na realização de tarefas onde a busca pelo melhor resultado possível é desejável. Nessas áreas podemos encontrar desde a criação de sistemas que jogam (xadrez, dama, poker, por exemplo) à construção de programas que atuam de forma melhor que o ser humano em tomada de decisões. As subáreas de Dedução Lógica, Otimização Computacional, Algoritmos Genéticos, Agentes e MultiAgentes, Planejamento, dentre outros, buscam esses objetivos.

Dentro do contexto do LTI, estamos interessados nos objetivos 3 e 4 com utilização, principalmente, na indústria. Nosso foco é a construção de sistemas computacionais inteligentes que auxiliem na tomada de decisões e na consequente melhora de produtividade e qualidade industrial. Como um cenário em ascensão, a indústria 4.0 se mostra como um setor promissor para o desenvolvimento desses sistemas.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo