Projeto: Desenvolvimento de plataforma para gerenciamento de rotas de veículos com base em informações reais de velocidade de trânsito
Descrição: Os métodos de otimização aplicáveis aos problemas convencionais de roteirização, normalmente, não são adequados para tratar as mudanças percebidas durante a realização do roteiro. Para abordar estas questões, uma classe de problemas, conhecida como Problemas de Roteirização Dinâmica de Veículos (ou Dynamic Vehicle Routing Problem ? DVRP), tem sido estudada. Os DVRP permitem lidar com incidentes durante a operação e, assim, requerem um tempo de resposta quase que imediato para realizar intervenções durante a realização de uma rota. Para isto, frequentemente fazem uso de heurísticas para obtenção de soluções satisfatórias com um tempo computacional baixo, frequentemente da ordem de poucos segundos. Nesta pesquisa serão investigadas estratégias de colaboração em sistemas multiagentes para resolver um problema de roteirização dinâmica de veículos, bem como a aplicação de métodos heurísticos no contexto de empresas transportadoras. Espera-se identificar e implementar técnicas capazes de lidar com diferentes eventos dinâmicos presentes em operações de transporte de cargas..
Situação: 2019 – Atual- Em andamento;
Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .Integrantes: Dmontier Pinheiro Aragão Junior – Coordenador.
Financiador(es): PathFind Otimizacao de Rotas – Cooperação.